segunda-feira, 5 de julho de 2021

Retalhos da itinerância cinematográfica no Brasil na época do cinema silencioso: Nicola Parente e Eduardo Abelin

Este retorno ao blog, meses depois do último post, traz como tópico a minha recente incursão pela história do cinema ambulante brasileiro no intuito de levantar material para um doc sobre o tema. Ao longo do percurso, percebi que este era um gap na minha carreira de pesquisadora de cinema silencioso. Desde o princípio eu desejava abarcar a totalidade, mas o tanto de materiais encontrados sobre o Rio de Janeiro me fez querer debruçar somente na então capital federal. Agora que o dever chamava, era hora de escarafunchar os periódicos do redor do Brasil, além da bibliografia escrita a respeito da itinerância cinematográfica no país. 
Este, que é – idealmente – o primeiro post de uma série que escreverei sobre o tema, toma duas figuras importantes no período, que itineraram a partir de, respectivamente, o Nordeste e o Sul do país: Nicola Maria Parente e Eduardo Abelin. 

Gazeta da Paraíba,
Paraíba do Norte, 12 out. 1888, p. 1.
Nascido na região de Abruzzo, na Itália, no ano de 1833, Nicola Maria Parente faz o percurso de tantos conterrâneos seus, de sua pátria ao Brasil, que ele atravessa em fins do século XIX, como exibidor do Cinematógrafo Lumière. Encontramo-lo na imprensa, no entanto, um decênio antes, exercendo o ofício de dentista – era um homem de seu tempo, tendo circulado pelas profissões de dentista, fotógrafo e exibidor ambulante de cinematógrafo. 
Pois bem, o primeiro registro coletado dele data de 12 de outubro de 1888. Nele, a informação de que “o dentista Nicola Maria Parente” seguia da então “Paraíba do Norte” (hoje João Pessoa) à Pedra do Fogo (Pedras de Fogo, município da Paraíba situado, hoje, na região metropolitana de João Pessoa), a partir de onde viajaria a Goiana (município situado no extremo norte da Região Metropolitana do Recife). Viagem de curta duração, uma vez que a notícia ressalta que ele retornaria àquela capital no intuito de seguir exercendo a profissão de dentista. 

Há um novo registro do dentista Nicola Parente na Gazeta da Paraíba, em 12 de dezembro de 1889, desta vez despedindo-se do povo paraibano e indicando que os interessados tanto em seus trabalhos “na arte dentária como em fotografia” (era proprietário da "Photographia Vesuvio", ateliê situado na Rua da Areia, n. 73), poderiam encontrá-lo até o dia 20 do corrente mês. Novo registro dele apenas surge na (maravilhosa) Hemeroteca da Biblioteca Nacional em 1896. Um par de notas de falecimento, que o até agora dentista-fotógrafo faz publicar no jornal A União, da “Paraíba” (provavelmente João Pessoa), em 19 e 27 de setembro, indica-nos que ele retomara os liames com o lugar, que deixa brevemente rumo ao Recife – a 4 de novembro de 1896, o Jornal do Recife o faz constar na lista de passageiros que partem dali rumo à Paraíba. 
Mais um ano de silêncio e, a 5 de agosto de 1897, no jornal A União (Paraíba/João Pessoa), Nicola Parente pede a atenção do público para anunciar "o maravilhoso invento denominado – CINEMATÓGRAFO". 
No anúncio, o exibidor informava ter decidido diminuir o número de “projeções” – prova de que a atração estava aberta ao público desde algum tempo –, apresentando, dali por diante, a cada sessão, “cinco surpreendentes vistas que deslumbram pela naturalidade de movimentos”. As sessões corriam das 19h00 às 21h45, tinham, cada qual, meia hora de duração, e eram espaçadas por intervalos de 15 minutos.

A União, Paraíba, 8 ago. 1897, pp. 1 e 2.

 Dias depois, em sua edição de 9-10 de agosto, o jornal carioca A Notícia publica um telegrama da Paraíba segundo o qual “o fotógrafo Nicola Parente [...] trouxe da Europa um aparelho cinematográfico e expôs à apreciação pública o maravilhoso invento Lumière”, e que ele pretendia levá-lo ao “sul da República”. 
Mais um lapso de tempo e vemos o nome de “Nicola Maria Parente”, em 1899, dentre os dentistas arrolados no Almanak do Estado da Paraíba, atuante à rua General Osório, n. 2. Os dois momentos que o perdemos de vista – primeira metade da década de 1890 e de fins de 1897 a 1899 – são documentados por Ary Bezerra Leite no seu pormenorizado e fascinante Os ambulantes no Brasil (2001). Alocado no Nordeste, Ary destaca as dezenas de exibidores que itineraram com o cinema desde os primórdios do aparato, ao redor do Brasil. 
Diz ele que, entre fins de 1895 e o ano de 1896, Nicola Parente viajou à Europa, de onde trouxe um Cinematógrafo Lumière. Seu bisneto Pedro Parente – que hoje habita São João Del Rey, e tem pelo bisavô pioneiro justificavel adoração –, sublinha a amizade que o bisavô nutria com os irmãos Lumière, que teriam, mesmo, o convidado a se estabelecer novamente no Velho Mundo. 
Não há documentação do fato, mas esta propalada amizade poderia explicar o porquê de os irmãos franceses terem aberto uma exceção a Nicola, permitindo que ele fosse proprietário de um “Cinematographo” – isso se, efetivamente, ele itinerou no Brasil com um cinematógrafo, dadas as contrafacções do aparato que eram comercializadas na Europa até 1897, quando finalmente os Lumière permitem a comercialização da máquina que inventaram. Ou, quem sabe, Nicola Parente viajou da França ao Brasil como um obscuro e jamais mencionado funcionário dos Lumière. Tais mistérios ainda estão para serem desvendados. 
Ainda segundo Ary Leite, Nicola itinera com o seu cinematógrafo a partir de fins de 1897; instalando-se, depois de João Pessoa, em Fortaleza (nov.). Entre 1898 e 1899, passa pelo Rio Grande do Norte e por Salvador, fazendo, após isso, aquilo que o telegrama de Paraíba publicado no carioca A Notícia prometia: viaja direto ao “Sul” – que àquele momento poderia ser qualquer localidade abaixo da linha do Equador, uma vez que ele jamais chega à região Sul do país, itinerando pelo interior de S. Paulo, a exemplo de Bragança, em fins de 1898, e de Campinas, no começo de 1899. Retorna, enfim, ao Nordeste, fixando-se por um tempo em João Pessoa, onde ele segue exercendo o ofício de fotógrafo e de dentista – viajando ainda, em 1900, a Manaus, onde novamente exibe o seu cinematógrafo. No final da vida (ele morre em 1912, vítima de um acidente em seu laboratório), fixa-se, segundo Ary Leite, em Abaetetuba, no Pará, onde parte de sua família reside até hoje. 


Eduardo Abelin é membro de uma segunda geração de itinerantes, nascido na outra ponta do país, no Rio Grande do Sul. Sua vida teve um quê de romanesca, e foi mesmo apanhada num filme de ficção rodado por Lauro Escorel na década de 1980, Sonho sem fim
Abelin era taxista em Porto Alegre quando, nos anos de 1920, resolve trocar a profissão pela de galã cinematográfico, aproveitando a sua – como diziam – “boa plástica”, que o assemelhava a Eddy Polo, galã hollywoodiano daqueles tempos. Esteve no Rio e em São Paulo atrás deste objetivo, sem sucesso. Decide, por fim, fundar, ele mesmo, uma empresa cinematográfica, na qual exerce os papéis de protagonista, contrarregra, iluminador, cenógrafo, cinegrafista – enfim, um faz-tudo do ofício, como tantos daquele tempo. Atua, paripassu, como astrólogo ledor de mãos, sendo por isso conhecido – e isso ao longo de toda a sua vida – como “professor Edu”. 
A sua fase de diretor/ator etc... cinematográfico é bem documentada nos anos 20 e início do 30 pela revista Cinearte, que, então, se batia pela existência de um cinema nacional. Ali encontramos várias reportagens fotográficas sobre ele, seu elenco e produções suas como Para que serve o orgulho, Em Defesa da Irmã e O Pecado da Vaidade, obras que ele não consegue fazer circular nacionalmente, mas que recebem acolhida em Porto Alegre. 
As dificuldades inerentes ao fazer cinematográfico na época levam-no a se dedicar à filmagem de propagandas. A sua permissão para filmar o estado do Rio Grande do Sul, dada por Getúlio Vargas, seu governador, culmina em sua contratação para filmar parte da marcha de Getúlio ao Rio de Janeiro, movimento que ficou conhecido como a Revolução de 1930. Ele recusa um emprego que teria sido oferecido por Vargas, na capital, para instalar-se em Icaraí, em Niterói, como astrólogo. Paralelamente, segue fazendo filmes de propaganda das casas comerciais da cidade, que ele exibe, até fins da década de 1960, nas praças ou jardins de Niterói, juntamente com comédias e desenhos animados. 

Um dos estabelecimentos comerciais reputados como patrocinadores das exibições ao ar livre realizadas por Abelin em Niterói.
O Fluminense, Niterói, 25 dez. 1954, p. 2.
 

Parte deste percurso eu depreendi tanto na revista Cinearte quanto na obra de Rafael de Luna Cinematographo em Nichteroy (2012), percurso extensivo sobre as salas de cinema da cidade ao longo de um século. Há ainda uma reportagem/entrevista que detalha a sua vida, publicada pelo O Fluminense, em 1974, que compartilho abaixo. 

O Fluminense, Niterói, 7-8 abr. 1974, p. 9.

No momento desta reportagem, Abelin viera de gravar, durante dias, a sua história, junto ao MIS, material que a pandemia me impediu de investigar. Diz ele, então, que esperava a autorização da prefeitura para seguir exibindo os seus filmes na rua. Seu desfecho é melancólico: Lauro Escorel contou-me que o seu desejo de rodar um filme sobre Abelin deveu-se ao fato de ele ter terminado a vida projetando filmes em festas de aniversário – um desfecho a contrapelo do que se consideraria um happy end à la Eddy Polo, mas que flagra bem os percalços vividos pelo nosso cinema.

Dentro da moldura oval: cena de O castigo do orgulho. Eduardo Abelin à esquerda.
Cinearte, Rio de Janeiro, 26 dez. 1927, p. 9.

Nenhum comentário: